sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

GREVE NA EDUCAÇÃO


Professores de Natal entram em greve por tempo indeterminado a partir de segunda

Júlio César Rocha da redação do DIARIODENATAL.COM.BR

Os professores da rede municipal de educação decidiram em assembleia na tarde desta sexta-feira no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN), a paralisação por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, prejudicando o início do ano letivo nas escolas de Natal.
De acordo com a presidente do Sinte/RN, Fátima Cardoso, a principal reivindicação dos professores é o pagamento da correção salarial de 15,29% referente ao mês de janeiro, prometida pela Prefeitura.
Porém, a proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) prevê melhoria salarial de 10.79% para a categoria dos professores, sendo que 6,47% no mês de março e 4,32% no mês de maio.
Além disso, a Prefeitura comprometeu-se em pagar 12.94% de reajuste aos professores nas folhas de março e abril, aplicando percentuais retroativos de 6.47% referentes à janeiro e fevereiro. “Este é o percentual máximo que a Prefeitura pode oferecer. Temos limitações pela Lei de Responsabilidade Fiscal. E vamos fazer um enorme esforço para reduzir despesas de outros setores e continuar valorizando a carreira dos professores”,declarou Adriana Trindade, secretária interina de Educação do município.
Ela lembra que, em apenas dois anos, os professores já conquistaram melhoria salarial de 21.5%e podem agora ganhar mais 10.79%, totalizando 32.29% de melhoria nos seus salários. “Esta é gestão que mais valorizou a categoria dos professores, concluiu a secretária.
Apesar das justificativas, a proposta da prefeitura não foi aprovada pelo Sinte/RN e segundo informou Fátima Cardoso, um efetivo de 4.300 professores aderiram a greve. As aulas na rede municipal foram iniciadas oficialmente na última quarta-feira, mas serão suspensas a partir da próxima segunda-feira, até que uma nova negociação entre os professores e a Prefeitura seja intermediada.
Além da proposta de 10.79%, a Prefeitura informou ao sindicato que nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, foram convocados, através do Diário Oficial do Município, 383 professores, sendo 319 do ensino fundamental e 64 educadores infantis. Comunicou ainda ao sindicato que os recursos do Orçamento do Município (ROM) já estão sendo devidamente repassados às unidades de ensino que estão com a situação regularizada e que o pagamento aos professores, referente às progressões devidas desde 2009 (171 professores), já foi enviado à Segelm para implantação em fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.