segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mudanças no projeto Ecoparque Bom Pastor

Como forma de facilitar o desenvolvimento e a implantação dos principais projetos de núcleos vinculados originalmente ao Projeto Ecoparque Bom Pastor, esses estão sendo agora desmembrados em projetos independentes. Todavia, manterão suas essências e o sentido de complementariedade original. Ao conjunto de projetos, para efeito didático, será dado o nome provisório de Complexo de Práticas Ecológicas do Bom Pastor.

Nessa nova perspectiva, o projeto Ecoparque Bom Pastor desenvolverá um complexo ecológico para ensino e prática de atividades esportivas, culturais e de lazer, no bairro Bom Pastor, Natal, RN, num terreno público municipal que fica ao lado e atrás da Escola Municipal Francisca Ferreira.  A Semurb e a Prefeita de Natal já trabalhavam nessa perspectiva. 


O projeto Estação Zoobotânica Mangue Vivo, para facilitar a compreensão do público em geral, passa a ser denominado Projeto Zoológico Mangue Vivo. Ele desenvolverá um centro de pesquisa, educação, cuidados técnicos e visitação orientada ao ambiente e as espécies animais e vegetais do ecossistema manguezal e outros associados, a ser implantado na área da ZPA 8 zona oeste, nas proximidades da Escola Municipal Francisca Ferreira, sua propositora. 

A Escola Municipal Francisca Ferreira, na perspectiva do projeto EcoEscola: Construindo uma escolas mais sustentável desenvolverá o projeto de um LPE - Laboratório de Práticas Ecológicas. Ele não só estimulará e atenderá demandas pedagógicas da escola para observação de experimentos concretos de práticas ecológicas e afins, mas também escolas parcerias interessadas.

O projeto Estação Agroecológica Bom Pastor, terá seu nome simplificado para Estação Verde Bom Pastor. Por motivos estratégicos e de operacionalização, o projeto não mais está mais oferecido ao governo municipal de Natal, pois há necessidade de um parceiro que tenha melhor diálogo com todas as escolas públicas do bairro, a EMATER e a CHESF. Municipalizar o projeto seria dificultar esse necessário diálogo. 

O Projeto Estação Verde Bom Pastor desenvolverá um complexo contendo um Horto Florestal, um Viveiro-Escola de Produção de Mudas e Arranjos Florais e uma Horta-Escola e um programa de orientação e apoio ao desenvolvimento de hortas comunitárias e familiares em terrenos adequados e ociosos, inclusive, de escolas parceiras. O complexo será desenvolvido principalmente nas áreas adequadas e não edificantes de domínio da Chesf no bairro Bom Pastor, Natal, RN, próximo as torres de alta tensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.