quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Prefeitura apresenta projeto do Ecoparque Bom Pastor para empresas


Prefeitura apresenta projeto do Ecoparque Bom Pastor para empresas

Data de publicação: 13/09/2011 16:48 Portal da Prefeitura de Natal.

 
Apresentar o projeto do Ecoparque Bom Pastor aos representantes da Petrobrás, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), a fim de firmar parcerias para a sua execução. Este foi o objetivo da reunião realizada na tarde de segunda-feira, 12 de setembro, no Gabinete Civil da Prefeitura do Natal com técnicos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e com o chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra.
A responsável pela apresentação, a arquiteta e chefe do Departamento de Projetos e Patrimônio da Semurb, Ana Karla Galvão, explanou sobre a proposta do empreendimento sócio-ambiental e de lazer, para ser construído no bairro do Bom Pastor, zona oeste da cidade. O Ecoparque será um parque ecologicamente correto, que vai beneficiar tanto a comunidade do Bom Pastor quanto os bairros que ficam no seu entorno. 
De acordo com a arquiteta da Semurb, o Eco Parque visa urbanizar a área e criar um espaço que servirá de complexo de lazer, esportivo e ambiental. Criando um equipamento urbano modelo de sustentabilidade, que utilizará várias tecnologias e materiais que preservam o meio ambiente, já que o local onde ele será construído é remanescente dunar, passivo de intervenção, recuperação e conservação ambiental.
Ainda segundo ,Ana Karla Galvão, os representantes das instituições puderam conhecer a fundo o projeto. “Apresentamos um breve diagnóstico sobre a região, os itens que constituem o projeto do Ecoparque e como serão executados, ou seja, a tecnologia e os materiais a serem utilizados na construção, além da proposta de integração do Ecoparque com o trabalho desenvolvido pela secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI ”.
O PETI a ser implantado no local terá outra forma de alcance social, de modo que integrado ao Ecoparque Bom Pastor propiciará à comunidade uma melhoria na qualidade de vida, e uma maior oportunidade de conhecer e aprender a cuidar tanto do meio ambiente, quanto do meio construído, passando por resgate e aplicação dos direitos da criança.
“Depois das aulas, as crianças realizarão atividades lúdicas e de lazer com a Jornada Ampliada, que desenvolverá atividades culturais, pedagógicas e de lazer no Complexo Sócio Ambiental Ecoparque Bom Pastor, em horários opostos aos de suas aulas”, explicou Ana Karla.
Na oportunidade, foi entregue a cada um dos representantes uma cópia do projeto e memorial descritivo do Ecoparque, condensada numa publicação, ficando marcada, para o próximo dia 26 de setembro, outra reunião para tratar sobre as impressões que as instituições tiveram sobre o projeto, e as possíveis propostas de parcerias.Também estiveram presentes na reunião o secretario adjunto da Semurb, Carlos Pereira da Hora e o secretário da Semtas, Alcêdo Borges, além d e representantes de outras pastas do município.
Ecoparque Bom Pastor
O projeto prevê um parque ecologicamente correto, com telhas ecológicas, reuso de água, pistas de caminhadas e Cooper demarcadas com pneus, quadras para prática de esportes de areia, como beach soccer e voley, ciclovias, circuito completo para prática de skate, local apropriado para praticar do arvorismo (trilhas sobre árvores e tablados), além de um grande caramanchão destinado a jogos de tabuleiros. Além de anfiteatro para eventos, playground, academia da terceira idade e uma administração com biblioteca e salas para realização de oficinas de educação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.