sábado, 10 de setembro de 2011

Experimento Global sobre a Qualidade da Água


Prezados Coordenadores, diretores e professores que participam do Programa Mais Educação, o folder disponível nesse link: http://ramec.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=2173&Itemid=1 contém descrições da atividade ”pH do Planeta”, um Experimento Global que será realizado em todo o mundo durante o Ano Internacional da Química - AIQ 2011. Ele integra uma série de atividades e eventos propostos pela UNESCO e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) para o AIQ 2011.
No Brasil, as atividades são coordenadas pelas entidades da química brasileira e apoiadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo Ministério da Educação e outros órgãos de governo, por universidades e instituições de pesquisa, por várias Fundações de Apoio à Pesquisa e secretarias estaduais e municipais de educação e de ciência e tecnologia.
Este experimento faz parte de um conjunto de ações voltadas para a melhoria da educação em ciências no país e para uma conscientização coletiva sobre importância da qualidade da água.
Nesta atividade, os alunos irão coletar, auxiliados pelo professor, uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local. Eles irão medir o pH da amostra, através da utilização de soluções indicadoras coloridas. Os valores médios provenientes dos resultados da turma deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global, juntamente com informações sobre a amostra e a escola participante, através de um portal nacional de recebimento dos dados (http://qnint.sbq.org.br/qni).
O MCTI e a Sociedade Brasileira de Química estão distribuindo para todo o país 30.000 kits deste experimento, preferencialmente para as escolas públicas. Os kits estão sendo enviados para todos os estados por intermédio das secretarias de ciência e tecnologia e das coordenações estaduais da Semana Nacional de CT (informações no site: http://semanact.mct.gov.br). Em São Paulo e na Bahia, instituições de pesquisa e órgãos governamentais locais estão produzindo e distribuindo os kits para as escolas destes estados.
Nosso esforço é para que o experimento seja realizado intensamente durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 17 a 23 de outubro. A META É FAZER COM QUE ELE SEJA REALIZADO NO MAIOR NÚMERO DE MUNICÍPIOS E ESCOLAS DO PAÍS.
Solicitamos a todos vocês o favor de divulgarem o folder disponível nesse link bem como os sites respectivos, e de nos ajudarem a estimular a realização deste experimento planetário em todas as escolas e municípios que participam do Programa Mais Educação.
Atenciosamente,
Jaqueline Moll
Diretora de Currículo e Educação Integral – DICEI
Ministério da Educação – MEC
Ildeu de Castro Moreira

Diretor - Departamento de Popularização e Difusão da CT/SECIS

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Coordenador da Semana Nacional de CT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.