quarta-feira, 27 de julho de 2011

Semana do Manguezal 2011 da EMFFS: Imagens das ações

A Semana do Manguezal 2011 da EMFFS que está acontecendo entre dias 25 e 29 de Julho, tem produzido boas experiências e belas imagens para os participantes. Este ano, a prioridade foi envolver os quase 300 alunos do Programa Mais Educação da programação e atividades, especialmente, devido a eles estarem passando por um processo formativo e de seleção que escolherá os primeiros membros do Pelotão Ecológico, um grupamento de alunos que estudam e praticam ações benéficas a sustentabilidade sócio-ambiental, com a orientação de educadores.

Os membros do PE deverão ser pro-ativos e bons exemplos em atitudes e comportamentos saudáveis ao meio ambiente. Assim, não descartar lixo no chão. manter luzes e ventiladores desligados em horários não necessário, não desperdiçar água, participar de projetos ecológicos, entre outros, serão atividades obrigatórias dos membros do Pelotão Ecológico. Cada módulo de formação (água, energia, lixo, Informática) que o aluno passar receberá um botton específico, como num clube de escotismo.

A Semana  iniciou-se com uma aula-passeio no Estuário Potengi navegando no Barco-Escola Chama Maré. No dia 26/7, Dia Mundial dos Manguezais, foi realizada a Caminhada Ecoeducativa no manguezal da ZPA8, Bom Pastor. No dia 27/7, Dia Nacional da Mata Atlântica, tivemos a presença do Secretário de Educação e seus adjuntos, conhecendo os locais dos laboratórios de Horta e Permacultura e  de Jardinagem Educativa. O secretário Walter Fonseca ajudou no plantio de uma espécie arbustiva que dará início da cerca viva do Jardim Educativo I. A Semana do Manguezal seguerá com Concurso Cultural  de Desenho e Textos sobre a Preservação dos Manguezais e na sexta-feira dia 29, passaremos o filme Ilha das Flores, com as devidas reflexões.

Preparação inicial.
Bate-Papo com os pequenos que voltaram da nascente dágua.
Caminhada na trilha 1 do manguezal, com paradas explicativas.
Transporte do lixo coletado na última nascente da trilha.
No início da Semana, houve a Aula-Passeio no Barco-Escola.
Secretário da Educação e Adjuntos participam de uma eco-ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.