segunda-feira, 25 de julho de 2011

Ações Dias dos Manguezais e da Mata Atlântica

Olá Boa Tarde!

Dia 26/7 evidencia-se o Dia Mundial em Defesa dos Manguezais. A Escola Municipal Francisca Ferreira da Silva (www.escolaff.blogspot.com), localizada no bairro Bom Pastor, Natal, em frente a uma área de manguezal (ZPA8) em crescente devastação, que participa do Movimento Amigos do Mangue e é apoiadora efetiva do projeto Estação Zoobotânica Mangue Vivo, que era parte integrante do projeto Ecoparque Bom Pastor, não poderia deixar a ocasião sem a devida evidência e uso pedagógico. Assim, realizará duas ações alusivas ao Dia Mundial em Defesa dos Manguezais

1) Caminhada Eco-Educativa na área do manguezal em frente da escola, com alunos  e educadores do programa Mais Educação, visando sensibilizá-los para reconhecerem e ajudarem a preservar esse ecossistema e patrimônio natural. Na ocasião, serão coletados lixos sólidos encontrados nas trilhas.  
2) Concurso Cultural de desenhos (para alunos até 4º ANO) e textos (para alunos até 9º ANO), com o tema: O que posso fazer para salvar os Manguezais?.  Será aberto no dia 26/7 e fechado dia 30/7/2011. Os três melhores trabalhos de cada segmento serão divulgados no portal da escola e em blogs parceiros e cada autor vencedor ganhará uma caixa de chocolate. Em 2012, o concurso será aberto, via internet, visando a participação de estudantes e professores de escolas parceiras no Movimento Mangue Vivo.

Outro fato importante, acontecerá no dia seguinte, dia 27/7, Dia Nacional da Mata Atlântica. Será será realizado um plantio simbólico de uma muda de árvore típica da Mata Atlântica, as 10h, na mesma escola, quando será iniciado, com o cadastramento da espécie arbórea plantada, o 1º Centro Florístico da Escola. Ele será fundamental para identificar e catalogar todas as espécies vegetais de pequeno, médio e grande porte, com a finalidade de facilitar o manejo, a manutenção, o zoneamento e, principalmente, dar um uso pedagógico. 

O Censo Florístico será desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Melhoramento Ambiental (NEMA) da escola, sob a Coordenação Técnica do professor Jerônimo Freire e a participação de educadores e alunos da escola e o apoio técnico de um parceiro especialista

Por gentileza, divulgue.

Cordialmente,

Milton França Junior
Vice-Diretor da EMFF
9122 5600 / 3653 4768
    Ideal.  do NEMA

--
"Sejas a mudança que queres ver no mundo". Gandhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por Gentileza, identifique-se após efetuar o comentário.